Decoração de jardim de inverno dicas e ideias interessantes

Decoração de jardim de inverno

Você quer aprender como fazer uma boa decoração de jardim de inverno além de entender como funciona e ainda dicas de plantas, montagem, local e muto mais?

O que vamos ver aqui tem tudo a ver com paisagismo e jardinagem em pequenos espaços.

Então fique comigo que vou mostrar neste artigo tudo isso e mais um pouco, além de uma dica infalível que vou deixar no final do post.:)

Bom espero que goste.

Agora antes de ver decoração de jardins de inverno, vamos entender um pouco mais sobre eles?

Você sabe o que é um “Jardim de Inverno”?

Os jardins são boas opções de paisagismo para quem mora em casas e apartamentos e vivem na correria da vida urbana pois trazem um pedaço da natureza para perto da família.

Os jardins de invernos foram projetados para que casa modernas tenham um verde dentro e fique com um ar mais natural e saudável. No conceito o jardim de inverno são para momentos frios do ano só que na verdade são usados para cultivar plantas e ter um local alegre aos olhos como decoração do ambiente ou cômodo.

Podemos usar qualquer local para montar um jardim de inverno, pode ser externo, como áreas e varandas ou internos como debaixo de escadas, banheiro, sala, quarto e etc.

Alguns fazem jardins de inverno na cozinha com opção de cultivo de hortaliças e ter uma alimentação onde o cultivo é próprio, que além de saudável é super gostoso de fazer.

Os modelos são os mais variados podendo ser adequados ao local como à arquitetura predominante.

Em locais mais apertados como flats e apartamentos, se usa muito o tipo de jardim vertical onde são usadas treliças que são estruturas de madeira ou bambú para sustentação das plantas e dos elementos de decoração.

O bom destes jardins é o sentimento que eles causam trazendo uma paz, aconchego além de deixar o ambiente agradável e charmoso, valorizando tanto o imóvel como prazer de estar no local.

É sempre importante ter perto tomadas para instalar luzes necessárias e que não atrapalhe o trânsito das pessoas porque você não vai querer que pisem ou quebrem o seu jardim ou pequeno jardim de inverno que você decorou, vai?

Dependendo do espaço você pode adicionar vidros como paredes para proteger, fica muito elegante elevando o nível de beleza.

Os jardins de inverno que são montados em varandas merecem um pouco mais de atenção pois ficam expostos então deve-se prezar pelo cuidado extra, se possível isole com vidros transparentes também.

Agora que você já sabe o que é um Jardim de inverno vamos trabalhar a montagem e decoração do nosso jardim de inverno.

PS. Muitas pessoas gostam de cultivar orquídeas em seus jardins mas não sabe como pelo fato de ter alguns segredos para que possa dar flores o ano todo e também sobreviver mais tempo possível, então eu preparei este material bem interessante, como cuidar, cultivar orquídeas.

Como fazer uma decoração de jardim de inverno impecável

 

Vou listar as dicas para você montar seu jardim de inverno e também para decorar, pois um jardim de inverno é mais para uma questão de estética e design então devemos investir bastante no sentido de qualidade, tudo para ficar impecável de fazer inveja.

Vamos as dicas?

Dicas de onde colocar seu jardim de inverno decorado

Geralmente os jardins de inverno ficam muito bonitos em alguma área previamente planejado no projeto arquitetônico da casa, porém se não tiver você pode apelar para a criatividade e adaptá-lo de baixo de escadas, em corredores, sacadas, áreas externas como varandas e em outros lugares que você assim desejar.

Mas é sempre importante ter perto tomadas para instalar luzes necessárias e que não atrapalhe o trânsito das pessoas porque você não vai querer que pisem ou quebrem o seu jardim ou pequeno jardim de inverno que você decorou, vai?

Dependendo do espaço você pode adicionar vidros como paredes para proteger, fica muito elegante elevando o nível de beleza.

Os jardins de inverno que são montados em varandas merecem um pouco mais de atenção pois ficam expostos então deve-se prezar pelo cuidado extra, se possível isole com vidros transparentes também.

Dicas de Iluminação para seu jardim de inverno novo

É fundamental que haja fonte de luz natural para que as plantas mantenha sempre uma boa aparência e viva por mais tempo mantendo a beleza do seu jardim de inverno, além de dar uma alegria a mais ao seu jardim.

Para que tenha esta luz natural em seu jardim você pode inserir portas, janelas ou até tetos de vidro que permita que a luz seja penetrada.

Como disse na dica de local para montar seu jardim as portas e paredes de vidro ajudam e muito na alimentação de luz natural para as plantas e também para que o ambiente fique iluminado.

🙂 Conheça abaixo o curso profissional de iluminação de jardins, vale muito a pena.

curso de iluminação de paisagismo

Dicas de quais plantas usar

Uma dica importante, opte por espécies que resistam mais e também tenham mais facilidade de adaptação ao ambiente interno pelo fato de ser um jardim de inverno, claro.

PS. Se for compor seu jardim de inverno com orquídeas, aconselho ver este material sobre o Melhor Curso de Orquídeas Online!

Vou dar alguns exemplos…

  • Palmeira Rahis ou Ráfia;
  • Lírio da Paz;
  • Ripsális ou Cacto Macarrão;
  • Espada ou Lança de São Jorge;
  • Antúrio;
  • Pacová;
  • Dracena;
  • Xanadú ou Philodendro Xanadú;
  • Yuca;
  • Palmeira Leque;
  • Para de Elefante;
  • Zamioculca;
  • Costela de Adão;
  • Maranta Zebrina;
  • Cheflera;
  • Chamaedorea;
  • Kalanchoe ou Gordinha;
  • Planta Pérola;
  • Planta Jade;
  • Flor de Maio…

Dicas Complementares de Decoração de Jardim de Inverno

Sempre considere a arquitetura do ambiente sem desmerecer cores e iluminação predominantes.

Considere o estilo geral da decoração da casa para decorar seu jardim de inverno corretamente para ficar harmonioso com os móveis e adornos.

Se não houver muito espaço você pode implementar um Jardim de Inverno Vertical muito usado em locais pequenos e não deixa de ser elegante.

Se quiser pode fazer os dois tipos, horizontal e vertical.

Se for uma casa com um estilo contemporâneo, por exemplo, você pode fazer um jardim de inverno com menos elementos mantendo assim a elegância do ambiente ou cômodo

Outro exemplo é um local com uma decoração mais rústica onde elementos como pisos de madeiras, paredes com tijolos sem muito acabamento, móveis de ferro caracterizam o estilo rústico..

Jardim Retrô/Vintage com peças decorativas do mesmo estilo são bem legais também

O clássico exige um jardim mais formal onde o espaço maior é necessário com componentes bem elaborados e plantas específicas.

Para espaços menores um jardim vertical cai muito bem onde madeira são usadas para servir de varal para vãos e plantas.

Dicas de elementos decorativos

  • Use a decoração com móveis mas nunca exagere;
  • Adicione poltronas, mesinhas e bancos, ficam bem legais;
  • Use elementos como pedrinhas, madeiras e vasos, animaizinhos como garças e pássaros;
  • Tem ainda quem ousa colocar anões (dos sete anões), fica legal também dependendo do objetivo, claro;

Para locais com circulação no ambiente indico usar decks de madeira no chão, vai ficar excelente.

Uma dica extra para decoração para você que não tem medo de criar e inovar. O estilo contemporâneo permite você usar muito sua criatividade que tal fazer uso de elementos reciclados? Eu acho excelente mas leve em consideração testes para não fazer feio.

Você pode reaproveitar

  • Caixotes de madeira;
  • Pallets de madeira;
  • Garrafas pet;
  • Latas de metal;

Agora que você já tem algumas ideias de como montar seu jardim de inverno e decorá-lo vamos ver um pouco sobre cuidados necessários.

  • É necessário que a adubação seja específica para cada tipo de espécie de planta;
  • Sempre faça limpeza de folhas secas e outros detritos que possam impedir a planta de respirar e obter a luz natural;
  • Para montar seu jardim sempre esteja bem protegido usando luvas e óculos evitando acidentes;
  • Não deixe que crianças tenha acesso ao jardim de inverno evitando intoxicação por meio de ingestão das plantas.

Atenção: Se se você quer se tornar um jardineiro profissional e aprender como criar e cuidar melhor de jardins e plantas eu indico o Curso de Jardineiro Profissional “Técnicas de Jardinagem do bom Jardineiro. Lá são abordados todos os detalhes necessário para que você tenha o jardim dos seus sonhos

Dica especial para quem quer aprender tudo sobre jardins

O Que você acha de fazer um jardim profissional em sua casa para deixar todos que ver de queixo caído, além de ter a oportunidade de ganhar um bom dinheiro montando e decorando jardins de inverno para terceiros?

É isso que você vai aprender com o curso Jardineiro Profissional – Técnicas de Jardinagem!

Você certamente não será mais a mesma quando fizer este curso além de ter várias portas profissionais abertas para você ganhar um bom dinheiro.

Para você conhecer mais sobre este incrível curso, clique abaixo e faça hoje mesmo a diferença se tornando uma profissional de jardinagem e decorar os mais belos jardins de inverno.

Saiba mais sobre o Curso Jardineiro Profissional – Técnicas de Jardinajem

 

 

Comentários e dúvidas

Pergunte pra mim

dezesseis − sete =