Como Gerenciar Um Consultório Odontológico

como gerenciar e administrar um consultório odontológico

A parte criativa e também estrutural pode dar um certo trabalho mas é algo mecânico e de certa forma fácil, agora o problema maior está em como gerenciar seu negócio, como iniciar seu empreendimento e não fechar em menos de 3 meses (isso acontece muito).

Uma empresa que sobrevive 1 ano é uma empresa bebê que já conseguiu passar pela primeira faze mas está entre as empresas que sobrevivem mais de 5 anos é o objetivo de qualquer empreendedor e mais da metade das empresas não vivem todo este período antes de quebrar!

Isso é alarmante, mas você sabe porque elas quebram?

Por falta de um bom gerenciamento e você mesmo sendo o operacional do negócio também deverá ser o Gerente no qual vai resolver os problemas e estabelecer metas e usar táticas para alcança-las.

Eu vou te passar algumas dicas essenciais nesta página e peço que leia todo o texto e no final tem uma dica especial.

Vamos lá?

Como Gerenciar Seu Consultório Odontológico e ter sucesso

Você terá que pensar em tudo, pois é o presidente, funcionário, direto, marqueteiro, RH…, Então deverá se desdobrar até porque ainda só existe no negócio você e uma auxiliar que vimos como contratar no artigo anterior.

  • Agenda;
  • Estoque de suprimentos;
  • Distribuidores;
  • Contas como (água, luz, telefone, internet…);
  • Salário e caixa;
  • Pagamentos;
  • Investimentos;
  • Negociações;
  • E é claro o trabalho em si.

Não coloquei tudo, fiz esta breve lista só pra te lembrar que a responsabilidade é muito grande, mas é possível levar um consultório odontológico se houver organização.

Organização

Tente listar tudo o que vai acontecer no dia, deixe sua agenda sempre a mãos, eu sugiro uma eletrônica pois são muitas tarefas.

Faça com que sua assistente esteja ciente de tudo o que vai acontecer para não se perder nem te atrapalhar ao invés de ajudar.

Mantenha o consultório sempre limpo e organizado para facilitar encontrar o que você precise.

No começo pode parecer muita coisa mas com o passar do tempo essa rotina fica até gravada na sua cabeça.

Uma coisa deve estar sempre clara que você deve cumprir os horários rigorosamente até porque isto vai elevar sua marca em qualidade.

Como Fazer o Marketing

Com certeza você vai precisar, porque você não vai querer tratar dos dentes de sua família e amigos somente, não é?

Você precisará alcançar o maior número de clientes para preencher toda a sua agenda e quem sabe ampliar seu negócio contratando outros dentistas para seu consultório.

Para que tudo isso aconteça você precisa do marketing.

Você pode fazer seu marketing de várias formas, com banners, anúncios em tv, anúncios em jornal, anúncios em carros de som, cartão de visitas…, mas existe uma nova forma de se fazer o marketing, é o digital.

Isso mesmo, você sabia que pode anunciar para sua cidade através do Google?

Pois é, e o melhor é que os custos são significativamente menores que qualquer outra forma citada acima.

Então você pode:

  • Criar anúncios no Google;
  • Criar vídeos para o Youtube com pequenas dicas e divulgar sua marca;
  • Criar um blog e postar dicas para alcançar e divulgar sua marca;
  • E-mail marketing (inscreve todos seus clientes em um serviço que entrega e-mails automaticamente e então cria um relacionamento como eles para se tornarem seus amigos);
  • E o mais importante, a qualidade do seu serviço e de atendimento (este marketing é feito através dos próprios cliente com testemunhos boca a boca, é muito poderoso).

J Falando em atendimento abaixo vou deixar algumas dicas e no final quero falar sobre algo muito importante e que poucos tem dado importância!

Atendimento

atendimento-ao-cliente

O atendimento significa muito e você deve sempre priorizá-lo, pois se um cliente for mal recebido, ou não se sentir bem no ambiente que você criou, como uma sala de espera, se faltar um banheiro específico, ou até mesmo se não tiver uma água disponível, ele vai sair do seu consultório muito chateado e com certeza vai passar isso para todos que falarem com ele sobre saúde bocal, além de NUNCA mais voltar lá.

Pode ter certeza que o seu melhor marketing é o seu atendimento.

J Você deverá se atentar para os mais variados tipos de atendimentos especiais, pois atender uma criança é diferente de atender uma grávida por exemplo. Os cuidados com um diabético também se diferem dos demais…

Mas isso tudo eu vou deixar para a dica surpresa do final.

Algumas dicas sobre atendimento:

  • Os banheiro sempre bem limpos e mais de um se possível;
  • Nos banheiro disponibilize escovas de dentes descartáveis e creme dental;
  • Na sala de espera tenha algum entretenimento para o cliente. Arrume revistas, tv, água, cafezinho, espaço para crianças…
  • Esteja sempre com uma expressão alegre, pois ir ao dentista não é agradável e encontrar com um profissional cara fechada piora ainda mais;
  • Se possível seja dinâmico e quebre o gelo contando alguma história para seu cliente (histórias conectam pessoas);
  • Ao terminar o serviço dê sempre um brinde para que o cliente sempre lembre-se do seu consultório e se precisar volte;
  • Sempre tenha o registro de todos para no futuro possa mandar lembranças de natal, ano novo este tipo de coisa que fideliza o cliente (seja amigo dele).

Existem muito mais dicas de um bom atendimento odontológico que com certeza podem elevar o nível do seu atendimento e do seu negócio de um todo.

Eu conheço um cirurgião dentista que é especialista e profissional coaching que tem ajudado centenas de dentistas com sua experiência e suas dicas práticas e tem feito uma revolução em relação a qualidade do atendimento em consultórios odontológicos.

Eu vou deixar abaixo um link onde eu posso te apresentar ele melhor e lá você terá mais dicas de como melhorar seu atendimento elevando o nível de qualidade do seu consultório odontológico e ainda algumas surpresas que você verá lá.

O bom é que ele também é dentista e sabe tudo da área e conhece as dificuldades que se enfrenta todos os dias com um consultório.

Então, clique abaixo para ir para a página com as dicas e para saber mais como elevar o nível do seu atendimento alcançando mais clientes e fazendo deles verdadeiros amigos que serão fieis a você trazendo cada vez mais clientes para seu empreendimento.

Dica Especial Para Elevar Seu Atendimento E Se Tornar Uma Referência Odontológica.

.

Comentários e dúvidas

Pergunte pra mim

12 − onze =