Como Montar Uma Clínica Odontológica | Saiba Tudo Que Precisa!

como montar um consultório - homenagem sobre

É normal está estudando ou já ter se formado em odontologia e procurar saber Como Montar Uma Clínica Odontológica, pois, afinal, será seu futuro local de trabalho onde vai poder realizar os serviços e ajudar as pessoas a terem um sorriso melhor.

É por isso que eu fiz este artigo para poder ajudar o maior número de pessoas que estejam interessadas em montar seu próprio consultório odontológico e exercer esta incrível profissão.

Este conteúdo será um pouco diferenciado pois vou responder as perguntas mais frequentes que dentistas ou cirurgiões dentistas fazem antes de criar seus consultórios ou clínicas odontológicas.

Então, para saber tudo sobre como montar uma clínica odontológica, vou colocar aqui as perguntas mais frequentes para você ter uma ideia do que vai encontrar neste post feito e dedicado a sanar todas as dúvidas recorrentes.

  • Quais Os Requisitos Para Montar Um Consultório Odontológico?
  • Quais Os Equipamentos Para Consultório Odontológico?
  • Como Contratar Um Auxiliar De Consultório Odontológico?
  • Como Fazer Decoração Para Sua Clínica Odontológica?
  • Quais Os Nomes De Consultórios Odontológicos?
  • Quanto Custa Montar Um Consultório Odontológico?
  • Como Montar Uma Clínica Odontológica Completa?
  • *Clientes, Como Atender Bem E Fidelizá-Los
  • *Quanto cobrar pelos seus serviços?
  • *Como Fazer o Marketing do seu consultório da forma correta?
  • *Dica especial para elevar seu atendimento e se tornar uma referência odontológica.

 

Se você se identificou com algumas destas perguntas então eu te peço para ter todo o restante com muita atenção, pois vou responder a todas estas questões.

Vamos a primeira questão…

Quais Os Requisitos Para Montar Um Consultório Odontológico?

Como montar seu consultório odontológica - bom atendimentoBom, é necessário alguns requisitos mínimos para que além de montar uma clínica também possa exercer a profissão sem problemas adicionais.

São eles:

Ter Registro – Ser um cirurgião dentista devidamente registrado nos órgãos competentes ou ter um cirurgião dentista como responsável técnico do consultório ou clínica.

*CNPJ – Não é necessário ser uma pessoa jurídica para montar seu consultório odontológico, uma pessoa física é totalmente aceita. Mas se houver necessidade por questão de altos ganhos e de impostos um especialista em criação de empresas deverá ser contatado.

Alvará de Funcionamento – Será necessário ir até a prefeitura de sua cidade para assinar o documento ou declaração de cadastro de atividade. Para isso será necessário levar cópias de documentos tais como, RG, CPF, Comprovante de Residência, IPTU dentre outros, mas é provável que cada prefeitura estipule quais são os documentos necessários, sendo necessário contatar antecipadamente o órgão.

Alvará da Vigilância Sanitária – Você deverá procurar a vigilância sanitária para dar entrada na liberação do estabelecimento. Protocolado, eles vão visitar seu estabelecimento que deve estar devidamente nos conformes e então o profissional irá avaliar e liberar para uso. Um documento (alvará) será expedido para você onde será obrigatória a exposição do mesmo no seu estabelecimento para os clientes e fiscais.

Laudo Radiométrico – Caso seu consultório tenha um aparelho de raios-x será necessário providenciar um laudo Radiométrico do aparelho juntamente da sala feito através de uma empresa especializada. Este laudo tem validade de 2 anos.

Peculiaridades – Dependendo da cidade será necessário providenciar banheiros específicos para portadores de necessidades especiais e até banheiro na sala de espera, sala de atendimento separada do escritório e coisas deste tipo, mas para devida confirmação é necessário verificar a legislação local.

J É super importante um projeto consultório odontológico feito por um profissional engenheiro que se adeque a legislação regente local, por isso é necessário averiguar tudo antes!

Descarte Apropriado – Será necessário contratar uma empresa que faça o devido descarte de lixo contaminado, as vezes as prefeituras disponibilizam o serviço.

Estes requisitos são os mais chatos e mais complicados para a montagem de uma clínica odontológica então sugiro que contrate um Engenheiro e um Contador competente para que todos este processo seja efetuado da melhor maneira possível e mais rápida também.

Agora vamos a mais uma questão…

Quais Os Equipamentos Para Consultório Odontológico?

Como montar seu consultório ou clínica odontológica equipamentos

Falando de equipamentos, muitos até ficam apreensivos pois é necessário investir ou seja arrancar dinheiro do bolso, mas como muitos ainda estão iniciando então torna-se um tanto complicado.

Lembrando que tudo depende do seu estilo e do seu bolso também. Não necessariamente será necessário a melhor e maior sala de espera ou os equipamentos mais tops do mercado, você não deve ir além do que pode.

Vou fazer uma lista de possíveis equipamentos para seu consultório odontológico somente para você ter como base.

Lembrando que você pode comprar tudo online, sem precisar sair de sua casa, se preferir claro.

Para a sala de cirurgia é imprescindível:

  • Cadeira odontológica;
  • Autoclave;
  • Fotopolimerizador;
  • Compressor;
  • Raio X;
  • Kit alta e baixa rotação;
  • Negatoscópio

Algumas Referências:

Não coloquei equipamentos de decoração nem de salas adicionais pois isto vamos ver no tópico sobre decoração do seu consultório odontológico e também porque trata-se de algo peculiar.

Em questão aos preços dos equipamentos você pode acessar as referências citadas. Na questão de quanto se deve gastar com a montagem da clínica vamos ver mais à frente.

Como Contratar Um Auxiliar De Consultório Odontológico?

Você pode trabalhar sem uma assistente ou auxiliar, mas você deve estar ciente da má impressão que irá causar nos seus clientes, pois pense na seguinte situação…

Você tá fazendo uma cirurgia e não pode se ausentar por nada da sala e de repente o telefone toca ou algum cliente chama na sala de espera, o que você faz nesta hora?

É aí que entra o papel das assistentes e auxiliares que você não deve pensar como um gasto a mais e sim como um investimento necessário e muito útil no seu consultório.

Isso vai te fazer trabalhar com mais calma e evitando que no final do dia esteja muito cansado ou fadigado aumentando a qualidade de seus serviços.

Para a contratação de uma auxiliar para seu consultório você deverá prestar atenção a alguns itens:

  • Deverá ser uma pessoa alegre;
  • Carismática e gostar de pessoas;
  • Ser prestativa quanto as necessidades extras como hora extra (que será algo comum pois o horário as vezes e extrapolado);
  • De confiança, para isso procure sempre as referências e indicações;
  • Estar sempre pronta a aprender muito sobre o mundo da odontologia;
  • Faça uma entrevista bem sincera;
  • Ao contratar faça primeiro testes;
  • Prepare um tipo de cronograma para que ela não se perca e não te atrapalhe ao invés de te ajudar;

Depois de observado nos testes, contrate a que mais se enquadrar aos requisitos tanto da questão trabalhista quanto pessoal;

Em questão da legalidade será necessário procurar um escritório de contabilidade de confiança para que a funcionária seja devidamente registrada.

J Uma dica especial, invista em cursos para que sua auxiliar de odontologia fique cada vez melhor e se sinta valorizada e aumente a qualidade no seu consultório.

Como Fazer Decoração Para Sua Clínica Odontológica?

Como montar seu consultório ou clínica odontológica

A decoração é peculiar de cada gosto e pessoa mas é necessário uma questão harmoniosa quando se fala de consultório pois você vai cuidar da saúde e alguns fatores são importantes.

A sala de estar ou espera pode ser mais aconchegante sem parecer muito com uma clínica, pois ninguém gosta nem se quer de ouvir “consultório ou clínica de dentista” na verdade é um tormento.

Mas se você fizer um ambiente agradável onde seus clientes se sintam à vontade e nem se que dão conta de que é uma clínica odontológica, então você já terá um diferencial em relação a concorrência. E isto está ligado diretamente a decoração e ornamentação de sua sala.

Não pode ser deixado de lado a questão da ergonomia, pois a praticidade de ter tudo bem próximo e no lugar certo faz toda a diferença sem esquecer da parte de locomoção, daí entra a importância de um projeto estrutural.

Para isto e também para a questão de iluminação e harmonização de cores você pode procurar um profissional arquiteto pois é da parte deste profissional a responsabilidade de toda esta questão.

Um exemplo…

Uma sala com 10m2 de espaço serão necessárias 6 lâmpadas de 40w a 5.400K para uma iluminação agradável e adequada para atividades dentárias.

Quais Os Nomes De Consultórios Odontológicos?

Este pode parecer um tópico simples e sem muita importância, mas não se esqueça que você está criando não só um consultório odontológico, está criando sua marca.

Então deve ter o cuidado necessário para que não seja negativo.

Tenho algumas dicas para nomes, alguns preferem em Inglês outros misturam nomes mas isso vai muito de cada um.

O importante é não inventar demais e não copiar jamais, pois pode gerar um conflito posteriormente com colegas de trabalho.

Nomes em Inglês ou Misto:

  • OdontoClean;
  • CleanMais;
  • ClínicalWhite;
  • MasterOdonto;

Nomes Português:

  • Clínica Dentária Belo Sorriso;
  • Clínica Sorriso Perfeito;
  • Viva Sorrindo;
  • Dentes Perfeitos
  • Clínica Sorria Com A Vida…

Antes de aceitar qualquer sugestão de nomes é necessário averiguar se não há alguma empresa ou clínica com este nome para não ter problemas na hora de registrar seu empreendimento.

É importante contatar uma empresa para fazer uma Logo bem bonita e que represente sua ideia e a personalidade de sua clínica.

Quanto Custa Montar Um Consultório Odontológico?

Bom, segundo meus estudos um consultório odontológico ou clínica odontológica não fica por menos de R$ 20.000,00 e é um consultório básico sem muitos requintes.

O que você pode fazer é tentar um empréstimo para empreendimentos pois tem descontos maiores nos juros.

Você poderá economizar nos móveis mas NUNCA compre equipamentos básicos como os citados para sua sala de cirurgia que não tenha uma qualidade adequada ou procedência confiável. Pois sua segurança e a de seus clientes vem em primeiro lugar e você não quer que a vigilância sanitária feche seu empreendimento né?!

J O que você pode fazer para economizar sem perder a qualidade é pesquisar sobre revendas, ou seja, profissionais que mudaram de área, ou desistiram de atuar, ou até aposentados para fazer proposta de compra de equipamentos.

Tenho certeza que será bem melhor e ainda poderá negociar o pagamento.

Como Montar Uma Clínica Odontológica Completa?

 

Bom, você já tem uma ideia bem clara do que é necessário para se montar uma clínica ou consultório odontológico, mas falta algumas coisas que eu gostaria de te lembrar…

Não basta criar somente o consultório, pois não passa de estrutura e equipamentos, o que se deve levar mais em consideração ainda é o fato de “Pessoas” pois tudo gira em torno disso.

Então para deixar esta matéria ainda mais completa e você sair totalmente satisfeito com as informações contidas aqui eu te convido a clicar abaixo para ver mais informações sobre o gerenciamento, quanto cobrar, qualidade no atendimento e outros fatores importantes para um consultório ser diferenciado e estar acima da concorrência.

Vamos ver a seguir…

  • Clientes, Como Atender Bem E Fidelizá-Los
  • *Quanto cobrar pelos seus serviços?
  • *Como Fazer o Marketing do seu consultório da forma correta?
  • *Dica especial para elevar seu atendimento e se tornar uma referência odontológica.

 

Ver a próxima matéria e elevar conhecimentos sobre o assunto

Comentários e dúvidas

Pergunte pra mim

1 × um =