Como Adestrar Seu Cachorro Para Fazer Necessidades No Lugar Certo

como adestrar seu cachorro para fazer necessidades no lugar certo

Uma tarefa nada fácil é saber como adestrar seu cachorro para fazer necessidades no lugar certo, assim como num jornal, frauda canina, tapete higiênico…, mas nada impossível, inclusive se você ama e tem carinho pelo seu animalzinho vai ser moleza.

Muitos procuram como adestrar um cão passo a passo com a necessidade de ver seu cachorro ser mais obediente e fazer as necessidades em local correto e até mesmo não rasgar todos os sapatos que tem, sem nem saber que muitas das vezes o cão faz errado somente para ter a tenção do seu dono…

Os cães são criaturas muito emocionais e fazem de tudo para ter a tenção, seja de um jeito ou de outro.

🙂 Para esta causa eu tenho uma dica supimpa no final, então leia tudo!

Para ensinar seu cachorro fazer as necessidades em local predefinido você tem que entender como funciona o comportamento do seu cão até mesmo as causas do porque ele faz as necessidades fora do local que você determinou.

Lembrando que todo processo não acontece do dia para a noite é preciso ter paciência e muito amor pois é um processo de educação e ocorre devagar. É necessário que seja assim para que tudo evolua da melhor forma possível e que seu cachorro ganhe também com tudo isso.

Então, você quer ver seu cachorrinho fazendo xixi e cocô no lugar certo? Para isso eu preparei umas dicas muito legais.

Vamos aprender como adestrar seu cachorro para fazer necessidades no lugar certo!

Mas primeiro temos que saber com que tipo de problema estamos lhe dando pois pode não ser para chamar a atenção nem por que ainda não sabe fazer as necessidades no local apropriado, pode ser algo maior que isso.

É o que vamos ver, possíveis causas.

Causas que fazem cães fazer xixi ou qualquer outra necessidades no lugar errado

como adestrar um cachorro passo a passo

O comportamento do seu cãozinho pode denunciar se há algum problema com ele e no caso de fazer xixi ou dificuldades para o mesmo, talvez não seja simplesmente instinto e sim um problema de saúde.

Motivos de saúde

Infecção ou inflamação

Pode ser um problema de saúde, fazer xixi o tempo todo e em pequenas porções, pode até ser um bactéria como a cistite (tipo de infecção na bexiga) onde pode ser inflamatório quanto infeccioso.

Urolitíase – cálculos cristalinos

Outro problema de saúde que pode fazer seu cachorro fazer xixi incontrolavelmente é a urolitíase (cálculos cristalinos no aparelho urinário). Existe algumas raças que são mais vulneráveis a disposição deste problema, dálmata, chihuahua, bulldog francês.

Isso se adequa também se seu cãozinho está fazendo cocô em local inapropriado, mas aí os problemas são outros que eu não vou entrar no mérito.

Se identificado através de uma consulta veterinária o tratamento deve ser iniciado imediatamente. Isso é uma preocupação que todos devem ter com seu cãozinhos, estar em dia com a situação veterinária.

Este são alguns dos motivos de saúde que pode levar seu cachorro a fazer xixi em qualquer lugar menos no local que você queria.

Agora vamos ver alguns motivos comportamentais

Vamos ver 3 motivos que podem levar seu cãozinho a fazer xixi no local indevido, são eles:

1 – O seu cachorro pode não saber o onde ele deve fazer as necessidades

Por ser uma mera necessidade fisiológica, ele, na verdade, não sabe o que é certo ou errado, então surge a necessidade de fazer xixi ou cocô ele vai fazer onde achar melhor, este melhor, pode ser o chão de sua cozinha, seu tapete novo, em cima de um tênis ou sandália na área e etc.

Então ele não tem culpa, simplesmente sente vontade, não sabe distinguir ainda, e faz.

Por isso é necessário entender o comportamento do animal para iniciar o processo de educação do seu cachorro para ele fazer suas necessidades no local correto.

2 – Pode ser que seu cachorro esteja carente de atenção e queira chamar a atenção sua

Na tentativa de ensinar o cão a fazer necessidades em locais predeterminados, as vezes focamos em punir quando o cachorro erra e esquecemos que ele precisa de atenção de cuidado e carinho e também uma boa recompensa quando evolui no processo de educação.

Daí então ele percebe que mesmo a base de broncas esta é uma das únicas formas de ter sua atenção e acaba por fazer propositalmente para ter mais sua atenção.

J Uma questão importante aqui, para um melhor desempenho no aprendizado do seu cão é ele sempre estar abastecido de atenção!

3 – Por marcar território (acredite ou não é verdade).

Os cachorros marcam território sim, se você achava que esta frase era apensa figurativa errou, porque é verdadeira.

Os cães fazem xixi em cima de outro, para dizer que está ali e que chegou para dominar, o que chamamos de marcar território.

Outro caso é se tem alguma fêmea no cio por perto ele também tende a fazer xixi em lugares aleatórios demarcando assim seu domínio.

Estes são as causar comportamentais que fazem com que seu cão ou cachorro faça suas necessidades, xixi, cocô em locais errados ao que você predeterminou.

Agora que você já conhece as prováveis causar do seu cão fazer as necessidades no local errado, vamos aprender com algumas dicas como fazer o cachorro fazer as necessidades no lugar certo.

Vamos lá?

Como Adestrar Seu Cachorro Para Fazer Necessidades No Lugar Certo

ensinar seu cachorro fazer as necessidades em local predefinido

1 – Delimitar um local específico

Delimitar um local apropriado para que sirva como o local das necessidades, ou casinha.

Como já sabemos que os cães fazem suas necessidades no caso xixi para delimitar o local então nada mais justo faze ele delimitar o local que você predeterminou.

Faça um cercado simples e com algum espaço para ele pode ter um certo conforto e então deixe ele lá por alguns dias para entender que é o local dele.

Um detalhe que não pode passar desapercebido é que você deve deixar a comida e a caminha o mais longe possível do recipiente específico para ele fazer as necessidades.

J Lembre-se de passear com ele todos os dias, não vá prender seu cão como um marginal, não.

2 – Prepare o local para as necessidades

Se for ensinar o cachorro a fazer xixi em jornais, é necessário espalhar jornais por todo local delimitado e aos pouco você ir removendo, um por um, que a partir daí ele vai se adaptando que deve fazer xixi somente nos jornais.

Como ele gosta de marcar território e para isso faz xixi em cima de outro xixi, uma dica é pegar o jornal e passar no próprio xixi dele e deixar lá para que ele, use do instinto, e urine sempre em cima do jornal.

Serve também para fralda ou tapete higiênico.

Se você for ensinar o cachorro a fazer suas necessidades em caixa de areia, use sempre o método da recompensa.

Como falei acima, as vezes ele faz o cocô ou xixi fora da caixa de areia simplesmente pelo fato de não saber que lá é o local correto.

Se ele fizer as necessidades em outro lugar que não seja o devido limpe bem e passe um produto para remover totalmente o cheiro, mas é necessário certificar-se de que todo o cheiro foi removido, pois os cães tem o olfato muito aguçado e sente a presença do odor muito mais que nós.

3 – Estimule sempre, recompensando

Você vai precisar fazer um acompanhamento diário sempre valorizando os acertos do seu cãozinho sempre que fizer suas necessidades no local correto.

Repreensão até pode ser usada, mas o que acontece é que os donos repreendem muito mais do que valorizam os acertos, isso tem efeito contrário, como expliquei nas causas, e fará ele continuar errando o local de fazer as necessidades para que ganhe atenção.

Sempre que ele fizer em outro local não devido, mostre onde deve ser feito e dar a recompensa sempre que fizer certo, isso estimula ele querer sua atenção no sentido bom que é fazer as necessidades no local que você determinou como certo.

Conforme ele for acertando o local correto de fazer xixi ou cocô você vai abrindo mais espaço para ele, no caso de filhotes.

Para os cães mais velhos sempre usar recompensa com petiscos, uma brincadeira a mais, um passeio a mais e etc.

Conforme o cachorro for acertando os locais (ou local) de fazer as necessidades você pode ir elogiando e fazendo muito carinho isso mostra para ele que é melhor acertar para ter toda esta recompensa do que errar, que você não dá tanta atenção.

Ou seja ignore quando ele errar e elogie e dê recompensas quando acertar.

 

4 – Dica Final e surpresa

Bom estas foram minhas dicas de como fazer seu cachorro fazer as necessidades no local certo, mas existem dezenas de outros problemas que devemos sanar como:

Como treinar um cachorro para ficar bravo,

Como ensinar seu cão a não latir,

Como ensinar seu cachorro a se comportar em público quando passeia,

Como adestrar um cachorro para não comer veneno,

…e muitas outras situações necessárias.

Para isso eu tenho uma dica especial que é um vídeo onde vai te ensinar respeito de educação do seu cachorro, inclusive se ele gosta de comer tudo que vê pela frente!

Para saber mais clique abaixo tenho certeza que você vai gostar muito!

Como Adestrar Meu Cão De Forma Eficaz!

.

Comentários e dúvidas

Pergunte pra mim

sete − sete =

seta-topo